public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

LEI QUE LIBERA VERBA PARA A EQUOTERAPIA É APROVADA

Internet

Após varios anos de serviços prestados a sociedade de Juína e região, o Rancho Três Irmãos pode receber verbas para melhorar a qualidade e segurança da Equoterapia, trabalho que o Rancho desenvolve a 20 anos, voltado para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais e outras doenças.

A Lei 13.830, de 2019, foi aprovada regulamentando a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência.

A nova legislação determina que a prática de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. Será exercida por uma equipe multiprofissional, integrada por médicos, médicos veterinários e profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física e da equitação.

A equoterapia melhora nosso estado mental, particularmente quando se trata de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão entre outros benefícios a saúde.
Equoterapia é uma técnica que complementa outros tipos de tratamentos, como a terapia ocupacional. Ou seja, é método terapêutico que se utiliza de cavalos para ajudar na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, psicológica ou cognitiva.

Na prática, ela estimula a mente e o corpo por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do cavaleiro. O paciente é levado a contrair e relaxar as pernas e o tronco, melhorando suas percepções, funções motoras e, principalmente, o equilíbrio.

A equoterapia pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos podem ser praticantes da desta terapia. Sobretudo, ela pode ser uma terapia complementar muito importante em casos como: Síndrome de Down; Paralisia cerebral; Esclerose múltipla; Sequelas de acidentes e cirurgias; Doenças genéticas, ortopédicas e musculares; Acidente vascular cerebral (AVC); Trauma crâneo-encefálico; Atraso maturativo; Autismo; Falta de coordenação motora; Deficiência visual; Deficiência auditiva e muitas outras.

  • message
    Postado por
    Metrô FM 87.9
  • today
    Data
    05/11/2019
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug