public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Mato Grosso tem 31 municípios com alto risco de dengue

Internet

No Mato Grosso, 31 municípios estão com alto risco de surto de dengue. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, o LIRAa.

Cláudia é a localidade com maior incidência de infestação predial, no Mato Grosso, com mais de 16 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Isso significa que a cada 16 moradores da cidade, um teve dengue, nas últimas quatro semanas.

Além disso, os munícipios de Tapurah, Nova Guarita e Sinop, todos registraram incidência maior que 9 casos por 100 mil habitantes.

Ao todo, Mato Grosso notificou mais de 17 mil casos de dengue, em 2019, número que preocupa as autoridades em Saúde. O LIRAa serve como um importante mecanismo para o controle da doença nos municípios, como explica Ludmila Sophia de Souza, coordenadora de Vigilância e Saúde Ambiental da Superintendência de Saúde do estado.

“Trabalhamos diretamente voltados ao controle do mosquito, sempre assessorando, coordenando ação, capacitando o munícipio. E o que observamos, hoje? Temos um indicador que é o LIRAa, do qual o município faz o levantamento na sua cidade e nos informa como está.”

Arte: Ítalo Novais/ Sabrine Cruz

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

O coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

  • message
    Postado por
    Metrô FM 87.9
  • today
    Data
    16/03/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug