public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Pesquisa de aluna incentiva o descarte correto de materiais didáticos em MT

G1

Uma aluna da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, está desenvolvendo uma pesquisa para orientar outros estudantes e professores sobre o descarte correto de materiais escolares, em específico, os livros didáticos que a cada três anos são descartados.

Kemelin Kenívia dos Santos explicou que começou a fazer a pesquisa no início deste ano e que o levantamento faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das aulas técnicas de administração que estão em andamento.

 
A cada três anos cada aluno recebe, em média, de 10 a 12 livros didáticos — Foto: TVCA/Reprodução

A cada três anos cada aluno recebe, em média, de 10 a 12 livros didáticos — Foto: TVCA/Reprodução

Ela ressaltou que os livros devem ser encaminhados para cooperativas ou bibliotecas para que possam ser reutilizados.

“Me perguntei: Para onde vai esse livro didático? O que ocorre com ele? Está prejudicando o meio ambiente?”, disse.

Somente na Escola Estadual Presidente Médici estudam cerca de 1,5 mil alunos. Conforme o levantamento da estudante, a cada três anos cada aluno recebe, em média, de 10 a 12 livros, o que resulta em cerca de 18 mil livros.

 
Pesquisa faz parte do TCC do curso de administração — Foto: TVCA/Reprodução

Pesquisa faz parte do TCC do curso de administração — Foto: TVCA/Reprodução

A professora e orientadora da pesquisa, Sonia Vasconcelos, ressaltou que o objetivo é descobrir o impacto desses materiais no meio ambiente e orientar alunos e professores sobre a importância do descarte correto.

“Vamos tentar saber se os livros da escola estão sendo descartados de forma correta e até que ponto estão sendo prejudiciais ao meio ambiente”, explicou.

A secretária adjunta da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Rosa Maria Luzardo, explicou que há uma resolução que orienta sobre o descarte desses livros.

“Ele pode constituir um material complementar pedagógico nas bibliotecas ou pode ser concedido para empresas de reciclagem, desde que sejam cadastradas junto à Seduc ou escola no sentido de que essas empresas façam os usos devidos”, disse.

 
Cooperativa recebe materiais didáticos para fazer o descarte correto — Foto: TVCA/Reprodução

Cooperativa recebe materiais didáticos para fazer o descarte correto — Foto: TVCA/Reprodução

Uma cooperativa de Cuiabá disse que recebe materiais pedagógicos todos os anos. No local, eles fazem a separação das páginas coloridas e pretas e brancas e depois as encaminha para outra empresa, que faz a destinação correta.

“Isso ajuda muito os nossos cooperados. Precisamos ter a consciência de que temos que destinar para o lugar correto todo tipo de material”, ressaltou a presidente da cooperativa, Fátima Ferreira Almeida.

As escolas estaduais recebem os livros gratuitos que são distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e toda saída desses livros devem ser registrada em ata.

 
  • message
    Postado por
    Metrô FM 87.9
  • today
    Data
    17/12/2019
  • folder
    Categoria
    Variedades
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug