public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO PARA COMBATER A HANSENÍASE NO MÓDULO 6

Reprodução

No último sábado, dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a vigilância em saúde, realizou um mutirão de avaliação para diagnóstico e tratamento da hanseníase. As pessoas com manchas na pele com suspeitas de hanseníase puderam realizar avaliação gratuitamente na Unidade Básica de Saúde do bairro módulo seis.

O coordenador do programa de hanseníase em Juína Antônio Damião, comentou que pelo bairro módulo 6 ser grande, existe um alto índice de hanseníase no local, em consequência disso, existe também uma enorme fila de pessoas esperando pela avaliação, pessoas estas que entraram em contatos com pacientes que tem a doença.

 O mutirão foi realizado justamente para atender estas pessoas que a meses esperam pela avaliação e diagnóstico da hanseníase.

A transmissão da hanseníase se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição a doença e da manifestação dos sintomas) varia de seis meses a cinco anos. A maneira como ela se manifesta varia de acordo com a genética de cada pessoa.

“A partir do momento que ele (o paciente) toma a dose supervisionada ele já não transmite mais a doença, por isso a importância da gente fazer a dose supervisionada todo mês, todo mês quando finaliza a cartela a gente tem essa dose supervisionada. ”, explicou a enfermeira chefe do PSF do módulo seis Elizete Ângela.

A ideia do mutirão é estimular o diagnóstico precoce e o tratamento da hanseníase.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:

– Lesões / manchas ou área da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) ou dolorosa;

– Comprometimento dos nervos periféricos, geralmente engrossamento, associado a alterações sensitivas, motoras ou autonômicas;

– Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

– Áreas do corpo com sensação de formigamento ou fisgadas;

– Diminuição ou ausência da força muscular na face, mãos e pés;

– Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Em caso de suspeita da doença procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

  • message
    Postado por
    Metrô FM 87.9
  • today
    Data
    26/02/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug