public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Vigilância em saúde de Juína registra emissão de 8 mil declarações de atualização da caderneta de vacinação

Internet

Em agosto 2018 foi aprovado a lei nº 10.736, de autoria do deputado Silvano Amaral, que obriga pais ou responsáveis por crianças em idade escolar a apresentarem a carteira de vacinação atualizada ou o comprovante de vacinação efetuada em esquema básico no ato de matrícula no ensino infantil, fundamental e médio no estado de Mato Grosso.

Após sancionada a lei estadual a vigilância em saúde de Juína já registrou, de Agosto a Dezembro de 2018, 8000 declarações de atualização da caderneta de vacinação.

Dentre as vacinas mais procuradas está vacina contra o HPV, com 1.300 aplicações.

“Aqui em Juína nós fizemos um sistema de fornecimento de declaração de vacina nas unidades de saúde, como foi muito amplamente divulgado no ano passado, agora em janeiro a gente fez um censo vacinal, nós fizemos uma retrospectiva e foram vacinados de Agosto a Dezembro de 2018 1300 adolescentes contra vacina HPV, comparado com o mesmo período do ano de 2017, onde foram apenas 310 vacinados, a gente perceber que foi  mais de mil procuras”. Disse em entrevista a coordenadora da vigilância em saúde Ágata Barbosa Lozano.

Segundo a coordenadora da vigilância em Saúde, Agata Barbosa Lozano, foi emitido no período de agosto a Dezembro de 2018, aproximadamente 8 mil declarações de atualização da carteira de vacinação.

“A atenção básica fez a emissão da declaração de atualização da caderneta e nós emitimos aproximadamente 8.000 declarações, é muito grande a procura, é muito grande a quantidade que foi emitido, só que a gente sabe que ainda tem gente que não procurou, tem gente que não fez a declaração porque em Juína nós temos pouco mais de 10 mil alunos”. Afirmou Ágata Barbosa Lozano.

Para realização das matrículas nas escolas públicas e privadas é obrigatório a criança, adolescente ou jovem apresentar a carteira de vacinação em dia, caso isso não seja feito a escola deve acionar o conselho tutelar e pode se recusar a realizar a rematrícula.

  • message
    Postado por
    Metrô FM 87.9
  • today
    Data
    16/01/2019
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug